quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Mudando alguns hábitos para emagrecer e ser saudavel

O yahoo geralmente tem posts ruins, mas esse que encontrei é bastante interessante, com boas dicas. 

Nele é comentado que muitas pessoas desistem do regime por causa dos sacrifícios. Realmente, dietas restritivas acabam sendo um problema a longo prazo, senti bem na pele. Quando restringimos muito fica difícil controlar e temos aqueles ataques de fome/gula que podem colocar tudo a perder. 

Por isso, dão dicas de substituições para auxiliar e mesmo assim conseguirmos tocar a vida comendo até um docinho de vez em quando, ou no meu caso, estabeleci, durante o regime, que seria na TMP.

1. Diminua a retenção hídrica:

Alimentos industrializados contendo sódio e o sedentarismo podem resultar em "falsos quilos" e os sintomas são geralmente a sensação de barriga estufada e pernas pesadas.
Para prevenir ou tratar a retenção hídrica:
Ingira até 500ml/dia de chás diuréticos;
Diminua o sal utilizando alho, cebola e ervas aromáticas;
Polvilhe 1 colher de sopa de linhaça, que é antiinflamatória.
Como tenho muita retenção, fica minha dica: drenagem linfática pelo menos uma vez por semana ajuda muito. Quanto aos chás diuréticos, geralmente tomo chá verde ou hibisco. Antes misturava ambos, mas me falaram que eles tem componentes distintos e que o melhor é tomar separadamente.

2. Aumente a sensação de saciedade comendo alimentos "volumosos" e com fibras, mas de menor teor calórico.

–Prefira cereais integrais e linhaça, que favorecem o funcionamento do intestino;
–Selecione frutas com poder laxativo, pois promovem uma limpeza e elimina toxinas;
–Coma devagar e mastigue bem os alimentos.

3. Alimente-se frequentemente

Alimentar-se a cada 3 horas ajuda a evitar os "ataques à geladeira", pois mantém o metabolismo ativo e saciado. Ficar em jejum por um longo período pode significar aumento do peso, pois, nessa situação, o corpo não sabe quando receberá alimentos novamente e reduz o ritmo do metabolismo para poupar energia.
Sugestões:
4 cookies integrais e 1 copo de chá de frutas;
1 copo de suco natural ou vitamina de soja light;
1 fruta fresca: maçã e pêssego são boas opções.
4. Alimente-se mais de alimentos com baixo índice glicêmico!
Não são apenas as calorias dos alimentos que os tornam engordativos. O índice glicêmico está ligado ao ganho de peso, pois define a capacidade de um alimento aumentar os níveis de açúcar no sangue e promove uma falsa sensação de saciedade que dura, no máximo, 2 horas.
Alimentos de baixo ou moderado índice glicêmico: pão e macarrão integrais, feijão, lentilha, goiaba, limão, maçã, maracujá e morango.

5. Equilibre os grupos alimentares!Os grupos alimentares que devem estar presentes nas refeições são as proteínas, os carboidratos e as gorduras. Já as leguminosas deve estar presente em 1 das refeições do dia.
6. Comece pela salada!A ordem do consumo dos alimentos em uma refeição também interfere na saciedade e na perda de peso. Comece pela salada, depois coma a carne e deixe por último a fonte de carboidratos.
7. Diminua a ingestão de gordura saturada!Seja criativo e faça em casa receitas de hambúrguer e pizza integral com ingredientes pouco calóricos e sem óleo.
8. Reduza as calorias em restaurantes!Nos fast-food, prefira hambúrguer de frango sem maionese;Na churrascaria, peça salada de entrada e acompanhe o grelhado com 1 porção de carboidrato não-frito.
9. Troque a sobremesa por receitas menos calóricas!Mousse de limão diet preparado com iogurte desnatado e gelatina diet é uma ótima opção como lanche da noite ou sobremesa.
10. Antes de ir para festas, coma um lanche!Antes de sair, faça um lanche com 1 iogurte ou queijinho light.

Nenhum comentário:

Postar um comentário