sexta-feira, 8 de março de 2013

Tamanho das porções


Desde que emagreci recebo inúmeras vezes perguntas de qual foi o milagre que fiz, fato que sempre respondo: vi que comia demais. A verdade é que ninguém acha que come demais até diminuir e ver que mesmo assim não passa fome.

Vejo muitas pessoas que são gordas me dizerem que comem pouco e que não pode ser esse o problema, mas ao olhar elas comendo é certeza absoluta que comem demais sim. Encontrei uma matéria na boa forma que instrui o tamanho das porções que de fato devemos comer. Claro, não é regra, se conseguir comer menos, maravilha. Se precisar comer mais porque pratica muita atividade física, por exemplo, tudo bem. 

Além disso, vale o bom senso, não adianta nada fazer dez minutos de esteira e depois comer um quarteirão com queijo, batata frita grande e refrigerante só porque faz exercícios e pode "compensar".

Abaixo algumas das dicas para ver o tamanho correto de suas porções:

Em casa
- Travessa de comida na mesa é um convite para repetir. Então, experimente deixar tudo na panela e ir para a mesa com seu prato feito.
- Use dois pratos de sobremesa: um para a salada e o outro para a comida quente. Assim fica mais fácil controlar quanto você come.
- Para não extrapolar o volume das bebidas, use copos altos e finos.

No restaurante

- Usar como referência a palma da sua mão ou objetos que você tem dentro da bolsa para acertar no tamanho de uma porção.
Frango, peixe ou carne magra = palma da mão;
Cereais, pães e grãos = mão fechada;
Queijo = cartão de crédito;
Gordura = anel.

A verdade é que isso só faz parte da reeducação alimentar e depois que você se acostuma a comer de 3 em 3 horas e a medir as porções, faz automaticamente. Fato corriqueiro é meu prato dar entre 290g até 350g. Não me lembro mais da última vez que fui no quilo e comi mais que isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário